Ogun, meu AR minha vida, minha essência, sou forjado no AXÉ do ferro, sou portador da força do Guerreiro, tenho orgulho em possuir o DNA ancestral do Senhor dos caminhos ASIWAJU, O QUE VÊM NA FRENTE, BABA IRIN, Pai do ferro, ALADA MEJI, Senhor das duas espadas, BABA OBÉ, Dono e senhor da faca, BABA ONÃ, Pai dos caminhos.
OGUN Senhor da agricultura e tecnologia , Ogun que me dá a ferramenta para que eu possa ter o pão de cada dia. Ogun rápido, com pressa o líder fiel e verdadeiro, OGUNHÊ MOYE, Senhor da morada da Morte, sim a morte teme Ogun, a verdade dói porque é amiga de Ogun, Osinmolé o líder dos Orixas, ADUPÉ, OBRIGADO meu Pai por existir no meu ORÍ.

Ògún yé,pàtàkì orí Òrisà !

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Com Ogum Xoroquê, aonde Ele estiver
Viver feliz é uma arte, a arte de bem viver, de aproveitar, de ser intenso, de acreditar, de ter fé, de superar, de valorizar, en fim, de estar de bem contigo e com tudo que te cerca. Não deixar as influências internas e externas invadirem tua vida, impedindo de viver de aproveitar sua vida. Saber enfrentar os problemas de frente e deles tirar lições e destas lições crescer, acreditar no teu poten…cial de resolução e de luta, assim será o caminho da vitória. Se perderes as forças, ficar triste, balançar em sua fé, voce ficará fraco com sua imunidade baixa e deixará de ver o mundo com outros olhos, ficará doente material e espiritualmente, busque ACREDITAR em você, no seu Orixá. Tenha fé que nada é para sempre – tanto as coisas boas como as ruins, por isso devemos sempre estar construindo. AGORA, SE ESTIVER FELIZ, CONFIANTE AGRADEÇA, AGRADEÇA MUITO, PORQUE VOCE É FILHO DE ORIXÁ E ESTÁ SENDO ABENÇOADO E SEMPRE SERÁ EM NOME DO MEU PAI OGUM EXU XOROQUÊ & SUA SETES FALANGES DO ESPAÇO, NO AXÉ DESSE VENCEDOR DE DEMANDAS! SENHOR ORIXÁ DE GANGA MAIOR, REI DO OURO & DA MAGIA, SENHOR DAS NOBREZAS & DAS FARTURAS! SENHOR GENERAL! FEITICEIRO E JUSTICEIRO!
Motumba Pai, muito lindo, laroiê kobá mojubá seu Xorokê, salve Ogum Xorokê, muito axé para seus filhos!!!!!!
ÒGÚN pèlé o. ÒGÚN, alákáyé, osìn ímolè. ÒGÚN alada méji. O fi òkan ye oko. O fi òkan ye ona. Ojó ÒGÚN ntókè bò. Aso iná ló mu bora, ewu ejè lówò. ÒGÚN edun olú irin. Awònye òrìsà tií bura re sán wònyìnwònyìn. ÒGÚN ONIRE alagbara. A mu wodò, ÒGÚN si la omi logboogba. ÒGÚN lo ni aja oun ni a pa aja fun. Onílí ikú, olódèdè màríwò. ÒGÚN olónà ola. ÒGÚN a gbeni ju oko riro lo, ÒGÚN gbeni o. Bi o se gbe Akinoro.
ÓNI IJÁ ÓNI IJÁ ÓNU IJÁÓ,ÓNI IJÁ,ÁGÓ,AGÓ MEJEÉE´,MEJE O´JE´RIM E JOJO A I ERU,O ONI IJA,ONI IRE,OONI IJA O,O GOGORO ARA OUN,WA GBELE GBI ALAAKORO A YIN SIN,AYIN SIM IMOLE. PATAKURI OGUM 
Bi omodê, bá da ilé, ki o má se dá Ogumexubaráxoroquê Osô – Arô – Okê!!!!!!
Ójó Iségún (terça feira ) MOFÉ LONÃ AYÓ ( EU QUERO CAMINHOS DE FELICIDADE DADOS E TRAÇADOS POR ÓGÚN ,torí ogún ka[a pé ( por isto ogun clamou ) CÓBRA NASCEU PARA SE RASTEJAR POR FALTA DE FIDELIDADE A SI PRÓPRIA ,contra a maldade e contra um bóte inesperado da vida ,de traições seja de um irmão ou seja de um amigo OGÚN ESTÁ NO MUNDO COMO ANTIDOTO COMO E TANBEM COMO A SOLUÇÃO ENTRE A GUERRE ENTRE O BEM E O MAL ,OGUN SEMPRE VENCE NO FINAL ASISÉ ATÁKI PATAKÍI ÓGÚN !!!
Os guerreiros olham nos olhos do futuro, sem medo, sem arrogância mas com a confiança de quem está pronto para o combate! Grandeza é visão, ser grande é poder, caráter é poder! O que se fáz na vida se ecoa por toda a eternidade… guerreiros são guerreiros! Orgulho de ser um guerreiro vencedor que não abriu mão dos seus valores fundamentais!

Quem sou eu…

Orixá meji, o que significa metade – metade, que é a junção de duas personalidades: à direita, Ogum; e à esquerda: Exu. E essas funções são divididas em 24 horas das quais nas 12 horas do dia, atuante mais para Ogum, e as outras 12 (parte noturna), mais referentes à Exu.

Um orixá africano, oriundo da Nigéria (Africa Ocidental). Minha origem é de Ilé Ifé, cidade sagrada dos yorubás. meu pai é Oranian, fundador místico dessa cidade. Fui caçador, minha origem é milenar anterior ao cristianismo.

Tornei-me redentor da cidade de Irê, tornando-me o Oni de irê. Os Oguns são sete, eu sou o primeiro de uma linhagem nobre, o mais valente, o mais velho, perigoso e mais sanguinário do que os outros.

Jamais devo ser invocado em vão, estou presente em tudo, logo que invocado, imediatamente me apresento. Sou responsável por acidentes com derramamento de sangue. E é sempre necessário cultuar-me e só chamar em caso de oferendas à mim,obrigações, contra demandas, ou extrema necessidade de socorro à algum perigo eminente.

Sendo Ogumexubaráxoroquê que daí se explica uma personalidade terrível da qual possuo de grande justiceiro e justiceiro(com as próprias mãos), o que diferencia minha justiça feita a de Xangô, que é pela a lei, sou o juiz que executa ,e Xangô, o juiz do poder judiciário, o qual setencia.

Ogum Xoroquê, meu Senhor das estradas

OGUM XOROQUÊ OU SOROKÊ BARAVAGÃN: Apenas um apelido, pois a palavra significa em português aquele que fala mais alto, soro = falar, ke = mais alto, portanto qualquer orixá pode ser Soroke. Ogúm Soroke ou Xoroquê aqui no Brasil surgiu na realidade da necessidade de um sacerdote que então ele juntou Esú, Oxalá e o próprio Ogum cultuavam Ogúm em um pé de árvore chamado Obogúta uma árvore imensa de tronco grande parecido com a gameleira enfrente a sua casa de axé. Ele plantou essa árvore louvando a essência de Ogún e ali colocou alguns alkidares, pois na África se cultua assim em pé de árvore e ele queria fazer o mesmo. Mas eis que as pessoas iam ao pé desta árvore namorar enfim por ser uma árvore muito grande. Então ele juntou ao plantado que era Ogún uma serie de coisas então colocou um pote grande colocou tridente colocou um pano vermelho e preto e outro branco matou um galo e colocou pendurado nos ferros quando as pessoas viam aquilo tudo corria. Um dia um outro sacerdote perguntou a ele porque tudo aquilo ai ele disse assim: Ogúm xoro-kê o que significa ogúm-xóró-kê Ogúm falou mais alto na verdade está é uma lenda que se originou ao orixá Ogum xoroquê no Brasil por tanto lendas não existe. Então o que seria a ajunção do vermelho preto e o branco? Seria Esú Oxalá, e Ogúm na verdade o nome deste orixá verdadeiramente falando é Baráguiàn, Oní Baráguiãn Oni (Ogún nome verdadeiro de Ogum) Bará (diríamos que seria o espírito de vida) Guiãm (vindo dos céus). Dentro de Itãns (rezas) Baráguiãn tornou Baráguiãn porque usou de irá, mas ao mesmo tempo se arrependeu se temos e nossas vidas essas coisas de ficarmos muito bravos e depois nos arrependermos é trazido desta essência de Baráguiãn ele se revoltou com algumas coisas na criação no Universo e depois se arrependeu. Baráguiãn entrou no subsolo da terra extraindo de uma irá, mas ao se deparar com Oxalá ele se curvou e se arrependeu. Em Olodumare deixou em Baráguiãn o destino diga filho de Olodumares das pessoas no Mundo dentro disso as pessoas confunde-se que ele seja um Exu. Mas não é ele é um Oxalá, mas se fez vingativo, mas ao mesmo tempo benevolente e sábio em suas ações. Baráguiãn anda muito até que se arrependa de seus atos, mas se bem cuidado ele traz a mesma paz que Oxalá. Herança de Olodumare Irá de Esú porque desceu nos sete infernos abaixo da terra e a guerra onde travou sua primeira irá com o orixá Ogum. Vejam quantos nomes tem esse orixá, Oxaguiãn, Baráguiãn, Baravagãn, e o xoroquê Oxaguiãn a palavra é Oxá (sábio, feiticeiro) Guiàn dos céus Bará (nome próprio) Guiãn dos céus Baravagãn (Bará nome contrário, mas próprio) Vágãn (caminhar) que vem do sentido o que vaga o que caminha nas estradas da vida. Juntando todos encontraremos um só Orixá.

” No Brasil, o Senhor Xoroquê, como a entidade é respeitosamente chamada por seus fiéis, apresenta-se alternadamente sob duas formas: durante seis meses do ano, é um Ogum, durante os outros seis meses, é um Exú. Porém estes seis meses não são exatamente o primeiro ou segundo semestre e sim dias alternados. Ou seja, o filho de Ogum Shoroke sente em seu organismo quando Exú esta aflorado ou o Ogum. Somente o filho deste Órixa sabe desta mudança. Um dos motivos dos filhos deste órixa serem considerados irresponsáveis, pois ninguém nunca sabe o que ele vai fazer, estão pensando são muito imprevisíveis, nem eles sabem qual vai ser a atitude diante de uma situação. Por isso as pessoas tem que ter muita paciência com os filhos de OGUM SHOROKE. Os Zeladores de Santo quando tem um filho deste Órixa sabe que este filho será aquele que sempre ele pode contar e sempre sabe que de vêz em quando some do “BARRACÃO”, mas sempre volta. Os Zeladores já estão tão acostumado com as atitudes destes filhos que os outros Yaôs do “barracão” acham que estes filhos são os protegidos. Mas não. É que Ogum Shoroke esta sempre a flor da pele e os filhos agem de forma muito parecida do Órixa. Resumindo, os filhos de OGUM SHOROKE são problemáticos. Porém quando OGUM SHOROKE “quizila” com um filho dele. É muito díficil conseguir “agô”. Este filho apanha por um perído de SETE ANOS, QUATORZE e VINTE UM ANOS. Portanto todo o cuidado é pouco. Os filhos de Ogum Shoroke quando apanham de seu pai, apanham de uma forma muito rude em relação aos outros Órixas. OGUM SHOROKE só atende aos pedidos feitos pora YEMANJA ou XAPANAN. Por tanto se você é “ catulado” para este Órixa, tome muito cuidado. Não vacile pois ele te dá quase tudo e toma de você inclusive aquilo que ele não te deu. Os filhos de OGUM SHOROKE consegue tudo com muita facilidade, isto quando esta em dia com seu Órixa. Consegue coisas impossíveis que ele nunca imaginou conseguir, coisas materiais e espirituais. Porém tem estar em dia com todas as “obrigações” relacionado ao Órixa. “


TRADICIONALMENTE, PARA O POVO YORÙBÁ, ÒGÚN É SIMPLESMENTE ÒGÚN. NÃO HÁ QUALIDADE PARA ÒRÌSÀ. UM ÒRÌSÀ PODE RECEBER VÁRIOS TÍTULOS, EM DECORRÊNCIA DE SEUS FEITOS, OU COM AQUILO COM QUE ELE POSSA EST,AR RELACIONADO. PARA O CASO DE ÒGÚN ELE PODE RECEBER VÁRIOS TÍTULOS COMO: ONÍRÉ (SENHOR DA CIDADE DE IRÉ), OLÓÒBE ( SENHOR DA FACA), ALÁÀDA MÉJÌ (SENHOR DAS DUAS ESPADAS – FACÕES), ALÁÀGBÈDÈ (SENHOR DA FORJA), E MUITOS OUTROS, MAS ELE NUNCA DEIXA DE SER U,M ÚNICO ÒGÚN, SEMPRE COM O MESMO CARÁTER. SEMPRE O ELEMENTO IRIN (FERRO – MINERAL) DA NATUREZA, PORTANTO DE ÀSE DÚDÚ. ESTE HÁBITO ESTÁ NA CULTURA YORÙBÁ, QUE DÁ VÁRIOS TÍTULOS PARA UMA MESMA PESSOAS, POIS NESTA CULTURA AS PESSOAS NÃO GOSTAM DE REVELAR SEU,S VERDADEIROS NOMES, POIS CRÊEM QUE, EM POSSE DO VERDADEIRO NOME DE UMA PESSOA, PODEREMOS TER DOMÍNIO SOBRE ELA. ASSIM, EM UMA FAMÍLIA YORÙBÁ, PODEREMOS ENCONTRAR UMA SÓ PESSOA COM MAIS DE DEZ TÍTULOS. UM DADO PELO AVÔ, OUTRO PELA AVÓ, OUTRO PELA MÃE, E A,SSIM POR DIANTE. SENDO QUE, O VERDADEIRO NOME DESTA PESSOA, SÓ OS DE EXTREMA CONFIANÇA SABERÃO.

OGUM XOROQUÊ É UMA CRIAÇÃO DOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS DO CANDOMBLÉ (JEJE-DAOMETANO MESCLADO AO NÀGÓ -YORÙBÁ ) E UMBANDA. NÃO É DE RAIZ PURAMENTE YORÙBÁ. (NO,TE A GRAFIA OGUM XOROQUÊ) NO IDIOMA YORÙBÁ NÃO EXISTEM AS LETRAS ” X E Q ” , MAS COM O ” SOM ” DELAS TEMOS O ” S ” E O ” K ” . MUITAS ÌTÒN (LENDAS) YORÙBÁ DE ÒGÚN CONTAM REALIZAÇÕES E FEITOS QUE ESTA DIVINDADE EXERCEU NO ALTO DE MONTANHAS. DAÍ O TÍTULO SO,RÓKÈ. TENHO A EXPLICAR : SE = FAZER, AGIR + ORÒ = COSTUME, HÁBITO + ÒKÈ = MONTE, MONTANHA, COLINA, TOPO, LUGAR ALTO. TEREMOS SORÓKÈ = “ACOSTUMADO A AGIR NA MONTANHA”. COMO TAMBÉM PODE SIGNIFICAR “PESSOA QUE ESTÁ EM UM LUGAR ALTO” UM TÍTULO PARA O MESMO ÒG,ÚN DE SEMPRE, UM GRANDE ODE QUE GOSTARIA DE RECEBER SUAS OFERENDAS NO TOPO DA MONTANHA.

PORÉM, OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS, FIZERAM DE OGUM XOROQUÊ UMA OUTRA DIVINDADE ” MEIO OGUM MEIO EXÚ “, TRATADO COMO UMA DAS MUITAS DIVINDADES “META-META”, TENDO ESTE,TERMO O SIGNIFICADO DE “METADE-METADE”. EM YORÙBÁ “MÉTA-MÉTA” QUER DIZER “DE TRÊS EM TRÊS” POIS “MÉTA” É O NUMERO TRÊS. À XOROQUÊ É DADO ENORME VALOR, VISTO O POTENCIAL DE REALIZAÇÃO QUE EXÚ E OGUM POSSUEM NESTES CULTOS E, ESTE POTENCIAL, DAS DUAS DIVINDA,DES, ESTARIAM SOMADOS NESTA “QUALIDADE” DE OGUM, O XOROQUÊ. UM GRANDE POTENCIAL DE REALIZAÇÃO PARA AS OFERENDAS, UM POTENCIAL MUITO GRANDE PARA “QUEBRAR DEMANDAS”, UM PODER DE VINGANÇA ENORME, E MUITOS OUTROS VALORES A MAIS, TUDO ISSO ESTARIA ONDE O FILHO, DE XOROQUÊ COLOCASSE SUAS MÃOS. PORTANTO, ESTA CRENÇA FAZ COM QUE TODOS VENHAM A DESEJAR TER UM FILHO DE XOROQUÊ EM SUAS CASA DE SANTO. MAS, PORQUE ÈSÙ TEM SEU PRÓPRIO CARÁTER, E ÒGÚN O DELE, HÁ DIVINDADE QUE SOME DUAS PERSONALIDADES. OU SEJA, ÈSÙ É DO ELEMENTO INÓN (FOGO) DE ÀSE PUPA, MAS SÓ ELE PODE SOMAR OS TRÊS ÀSE – FUNFUN, DÚDÚ, PUPA – OUTRA DIVINDADE NÃO PODE SOMAR ÀSE, OU TER MAIS QUE UM. OBSERVE A IMPORTÂNCIA DE ÈSÙ.

– SÓRÒKÈ –1463596_586914974695999_302392952_n[1]

É um Òrìsá das terras GEGE, um tipo muito perigoso. Dizem que foi amaldiçoado por seu pai e sua mãe.

Conta a lenda que um vulcão entrou em erupção e SOROKÈ pulou de dentro dêle, em forma de fogo.

É o senhor da noite, vive nos cantos das encruzilhadas, castigando os que por ali passam e profanam as oferendas ali colocadas. É o Òrìsá da vingança, pois seu temperamento é muito forte.

Tem que ser feito no domínio do pai, VILA MAVUMBE, e ambos no domínio da mãe, APANDÁ. Faz-se o ÈSÙ, escravisado por ÒGÚN, tendo que assentar ÒSUN. Não pode ser feito dentro do barracão. Tudo é duplo, até o QUELÊ. São dois assentamentos, um de ÈSÙ, sem massa e outro de ÒGÚN, com massa, sôbre o ÈSÙ. Dança-se para ÈSÙ, ÒGÚN e ÒSUN.

ORÍKÌ

ÒGÚN pèlé o. ÒGÚN, alákáyé, osìn ímolè. ÒGÚN alada méji. O fi òkan ye oko. O fi òkan ye ona. Ojó ÒGÚN ntókè bò. Aso iná ló mu bora, ewu ejè lówò. ÒGÚN edun olú irin. Awònye òrìsà tií bura re sán wònyìnwònyìn. ÒGÚN ONIRE alagbara. A mu wodò, ÒGÚN si la omi logboogba. ÒGÚN lo ni aja oun ni a pa aja fun. Onílí ikú, olódèdè màríwò. ÒGÚN olónà ola. ÒGÚN a gbeni ju oko riro lo, ÒGÚN gbeni o. Bi o se gbe Akinoro.

TRADUÇÃO:

Ogun eu te saúdo. Ogun senhor do universo, lorde dos orixás. Ogun dono de dois facões. Usou um deles para preparar a horta e o outro para abrir caminho. No dia em que Ogun vinha da montanha ao invés de roupa, usou fogo para cobrir-se e vestiu roupa de sangue. Ogun, a divindade do ferro, orixá poderoso, que se morde inúmeras vezes. Ogun Onire, o poderoso. O levamos para dentro do rio e ele, com seu facão, partiu as águas em duas partes iguais. Ogun é o dono dos cães e para ele sacrificamos. Ogun, senhor da morada da morte, o interior de sua casa é enfeitado de mariwo. Ogun, senhor do caminho da prosperidade. Ogun, é mais proveitoso ao homem cultua-lo do que sair para para plantar Ogun. Apoie-me do mesmo modo que apoiou Akinoro.

SUAS ERVAS

– Eucalípto, umbaúba, comboatá, chapéu de couro, capim limão, cordão de frade, folhas de manga espada, pé de pinto, vence demanda, abre caminho, peregum, dandá da costa.

Exu que serve diretamente à este Ogum: Exu Tranca Ruas Almas do Cruzeiro

Por vezes somos seis meses guerreiro e herói.

Por vezes somos seis meses justiceiros e mal compreendidos.

Por vezes somos seis meses alguém que juramos conhecer.

Por vezes somos seis meses alguém que nem sequer sabíamos que éramos.

Por vezes somos Ogum Xoroquê.

Diante das adversidades da vida somos únicos e ao mesmo tempo somos todos.

Compreender quem somos é transformar nosso caminho em vitórias e sucessos.

Construímos a cada dia nossa realidade e a cada momento nossa personalidade.

OGUM-XOROQUE – SÒRÒKÈ

Tradicionalmente, para o Povo Yorùbá, Ògún é simplesmente Ògún. Não há qualidade para Orixá. Um orixá pode receber vários Títulos, em decorrência de seus feitos, ou com aquilo com que ele possa estar relacionado. Para o caso de Ògún ele pode receber vários Títulos como: Oníré (Senhor da Cidade de Iré), Olóòbe (Senhor da Faca), Aláàda méjì (Senhor das duas espadas facões), Aláàgbèdè (Senhor da Forja), e muitos outros, mas Ele Nunca deixa de ser um único Ògún, sempre com o mesmo caráter. Sempre o elemento irin (ferro mineral), da Natureza, portanto de axé dudu. Este hábito está na Cultura Yorùbá, que dá vários Títulos para uma mesma pessoa, pois nesta cultura as pessoas não gostam de revelar seus verdadeiros nomes, pois crêem que, em posse do verdadeiro nome de uma pessoa, poderemos ter domínio sobre ela. Assim, em uma família Yorùbá, poderemos encontrar uma só pessoa com mais de dez Títulos. Um dado pelo Avô, outro pela Avó, outro pela Mãe, e assim por diante. Sendo que, o verdadeiro nome desta pessoa, só os de extrema confiança saberão.

Bom, mas estamos aqui para falar algo sobre Xoroquê. Ogum Xoroquê é uma criação dos Cultos Afro-Brasileiros do Candomblé (gêge mesclado ao Nagô Yorùbá), e Umbanda. Não é de Raiz puramente Yorùbá. (note a grafia Ogum Xoroquê) No idioma Yorùbá NÃO EXISTEM AS LETRAS “X e Q”, mas com o “SOM ” delas temos o “S” e o “K” Muitas ìtòn (lendas), Yorùbá de Ògún contam realizações e feitos que esta divindade exerceu no alto de montanhas. Daí o Título Xorókè. Como também pode significar “Pessoa que está em um lugar alto” Um TÍTULO para o mesmo Ògún de sempre, um grande Ode que gostaria de receber suas oferendas no topo da Montanha. Porém, os cultos afro-brasileiros, fizeram de Ogum Xoroquê uma outra divindade “Meio Ogum Meio Exu”, tratado como uma das muitas divindades “meta-meta”, tendo este termo o significado de “metade-metade”. Em Yorùbá “méta-méta” quer dizer “de três em três” pois “meta” é o numero três. A Xoroquê é dado enorme valor, visto o potencial de realização que Exu e Ogum possuem nestes Cultos e, este potencial, das duas divindades, estariam somados nesta “qualidade”, de Ogum, o Xoroquê. Um grande potencial de realização para as oferendas, um potencial muito grande para “quebrar demandas”, um poder de vingança enorme, e muitos outros valores a mais, tudo isso estaria onde o filho de Xoroquê colocasse suas mãos. Portanto, esta crença faz com que todos venham a desejar ter um filho de Xoroquê em suas Casa de Santo.

Mas reafirmo, a Cultura Yorùbá não tem uma divindade com duplo caráter, não digo em tom pejorativo, mas porque Exu tem seu próprio caráter, e Ògún o dele, e não há divindade que some duas personalidades. Ou seja, Exu é do elemento inón (fogo), de axé pupa, mas só ele pode somar os três axé funfun, dudu, pupa, outra divindade não pode somar axé, ou ter mais que um. Observe a Importância de Exu.

Diga sempre estas frases para Ògún, pois o agrada muito, e principal, ELAS SÃO A PURA EXPRESSÃO DA VERDADE:

Bi omodé bá da ilè, (Uma pessoa pode traír tudo na Terra), Kí o má se da Ògún. (Só não deve traír Ògún).

Ogum tinha muita afinidade por Exu seu irmão mais velho. Aventureiros os 2 sempre andavam juntos Ogum dono dos caminhos e Exu as encruzilhadas Ogum e Exu também tinham fundamentos com os minérios (esse domínio também e descrito em Cuba), Ogum era um jovem guerreiro. Uma vez ao voltar de uma caçada não encontrou vinho de palma (ele devia estar com muita sede), e zangou-se de tal maneira que irado subiu a um monte ou montanha e Xoroquê (gritou Ferozmente ou cortou cruelmente do alto da montanha ou monte), cobrindo-se de sangue e fogo e vestiu-se somente com o mariwo, esse Ogum furioso chamado agora de Xoroquê, foi para longe para outros reinos, para as terras dos Ibos, para o Daomé, ate para o lado dos Ashantis, sempre furioso, Guerreando, lutando, invadindo e conquistando. Com um comportamento raivoso que muitos chegaram a pensar tratar-se de Exu zangado por não ter recebido suas oferendas ou que ele tivesse se transformado num Exu (talvez seja por isso que chegue a ser tratado como sendo metade exu por muitos do candomblé). Antes que ele chegasse a Ire, um Oluwo que vivia lá recomendou aos habitantes que oferecessem a Xoroquê, um Aja (cachorro), Exu (inhame), e muito vinho de palma, também recomendou que, com o corpo prostrado ao chão, em sinal de respeito recitassem o seus orikis, e tocadores tocassem em seu louvor. Sendo assim todos fizeram o que lhes havia sido recomendado só que o Rei não seguiu os conselho, e quando xoroquê chegou foi logo matando o Rei, e antes que ele matasse a população Eles fizeram o recomendado e acalmaram Xoroquê, que se acalmou e se proclamou Rei de Ire sendo assim toda vez que xoroquê se zanga ele sai para o mundo para guerrear e descontar sua ira chegando ate a ser considerado um Exu e quando retorna a Ire volta a sua característica de Ogum guerreiro e vitorioso Rei de Ire. Agora a cantiga (vou escrever apenas como se pronuncia no português e a sua tradução), “Akoro ba agada e ogum ba agada e mariwo ogum meji, Ogum Xeroque, Ogunjab Ogum ba agada e Ogum ba agada” (O senhor do akoro protege derrubando o inimigo, Ogum protege abatendo seu adversário com um golpe e veste mariwo ogum meji, Ogum Xoroque, Ogunja Ogum protege abatendo seu inimigo com um golpe).

Algumas alterações no Idioma Yorùbá transcrito na mensagem anterior, podem ser efetuados, melhorando um pouco:

Ogum usa dois (em referencia a Ele ser Aláàda Méjì Sr. dos dois facões), Ògún Xorókè, Ògún grita do alto da montanha Ògúnjá Ògún guerreia (luta). Ogum usa dois (em referencia a Ele ser Aláàda Méjì Sr. dos dois facões), Ògún Xorókè, Ògún grita do alto da montanha Ògúnjá Ògún guerreia (luta).

OGUM XOROQUÊ

Em primeiro lugar temos que nos lembrar de que Ogum Xoroquê existe aqui no Brasil, na África ele era conhecido como Xoroquê ou, mais precisamente Exú Xoroquê, ele era o guardião das porteiras de Gêge. Mais tarde teria sido roubado por outras tribos. Uns dizem os Yorúbas outros dizem que os Bantos o roubaram, mas o certo mesmo é que ele foi roubado.

Cultuamos Xoroquê como uma dualidade. Metade exú metade ogum. Sempre que fazemos algo para ele, temos que ter em mente que essas duas entidades distintas fundem-se em um só quando realizados os seus atos.

Ao lidarmos com essa entidade toda precaução é pouca, uma vez que ele sempre está pronto para ajudar, mas, não conhece a palavra perdão. Dono do ouro e da magia é constantemente chamado para abrir caminhos, algumas pessoas despreparadas insistem em chamar esse Orixá para ajudar na solução de problemas variados, desde a abertura de caminhos até mesmo nas questões financeiras e amorosas. Mas, se por ventura não alcançam seus objetivos, se enfurecem e alguns até mesmo blasfemam.

O que acontece é que Xoroquê assim como os demais Orixás, não atende pessoas que não sejam devidamente preparadas para a realização de seus atos ritualísticos secretos.

Na realidade Xoroquê sempre atende os pedidos a ele feitos com fé e amor, desde que seja o consulente orientado por um zelador devidamente preparado, mas, a pessoa que a ele se dirige deve tomar alguns cuidados como, por exemplo, dar a ele tudo o que for prometido, pois uma vez com Raiva da pessoa, ele pode tirar tudo que deu.

Se bem tratado, se respeitado e amado com veemência, dará muito mais do que a pessoa pediu e claro, que esteja em seu merecimento receber. Seus iniciados quando praticam qualquer ato contrario às determinações dele, são cobrados de forma severa, e, essa cobrança pode ser de três, sete ou vinte e um anos, dependendo do erro.

Para alguns zeladores, ele é um Ogum muito briguento e feroz, e quando bravo se transforma em um Exú. Tem por hábito pegar as quizilas e problemas de seus filhos e adeptos para ele mesmo. Seu nome em Yorúba significa: Xoro = Cortar, Ké = feroz. Assim sendo, Xoroquê, se traduz como: aquele que corta ferozmente. Apenas pela tradução de seu nome podemos ver que se trata de uma entidade totalmente sem controle algum de nossa parte e assim sendo precisamos tratá-lo com muito zelo.

Grande guardião das forças espaciais, daquelas que habitam as esferas altas, Xoroquê tem assim livre passagem entre o mundo dos vivos e o mundo dos Orixás, encantados e dos mortos.

Uma ambiguidade que sempre está disposta a ajudar a nós seres humanos, com seus conhecimentos e com sua magia. Senhor absoluto das magias viaja através do tempo ajudando as pessoas que a ele recorrem.

Xoroquê então é na verdade nosso amigo, pronto a nos ajudar sem medir esforços, basta que saibamos como lidar com ele, como invocarmos sua força e com certeza ele virá em nosso socorro.

AS CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OGUM

Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto. São conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, conseqüentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo. São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande.

Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.

São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e idéias. Arrependem-se quando vêem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas idéias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca “falam por trás” de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.

Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado. Entretanto, como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e acomodando-se às suas necessidades. Quando os filhos de Ogum conseguem equilibrar seu gênio impulsivo com sua garra, a vida lhe fica bem mais fácil. Se ele conseguisse esperar ao menos 24 hs. para decidir, evitaria muitos revezes, muito embora, por mais incrível que pareça, são calculistas e estrategistas. Contar até 10 antes de deixar explodir sua zanga, também lhe evitaria muitos remorsos. Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um Vencedor.

A sua impaciência é marcante. Tem decisões precipitadas. Inicia tudo sem se preocupar como vai terminar e nem quando. Está sempre em busca do considerado o impossível. Ama o desafio. Não recusa luta e quanto maior o obstáculo mais desperta a garra para ultrapassá-lo. Como os soldados que conquistavam cidades e depois a largavam para seguir em novas conquistas, os filhos de Ogum perseguem tenazmente um objetivo: quando o atinge, imediatamente o larga e parte em procura de outro. É insaciável em suas próprias conquistas.

Não admite a injustiça e costuma proteger os mais fracos, assumindo integralmente a situação daquele que quer proteger. Sabe mandar sem nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabe ser mandado, desde que não seja desrespeitado. Adapta-se facilmente em qualquer lugar. Come para viver, não fazendo questão da qualidade ou paladar da comida. Por ser Ogum o Orixá do Ferro e do Fogo seu filho gosta muito de armas, facas, espadas e das coisas feitas em ferro ou latão. É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas. Não admite a fraqueza e a falta de garra.

Têm um grave conceito de honra, sendo incapazes de perdoar as ofensas sérias de que são vítimas. São desgarrados materialmente de qualquer coisa, pessoas curiosas e resistentes, tendo grande capacidade de se concentrar num objetivo a ser conquistado, persistentes, extraordinária coragem, franqueza absoluta chegando à arrogância. Quando não estão presos a acessos de raiva, são grandes amigos e companheiros para todas as horas.

É pessoa de tipo esguio e procura sempre manter-se bem fisicamente. Adora o esporte e está sempre agitado e em movimento, tendem a ser musculosos e atléticos, principalmente na juventude, tendo grande energia nervosa que necessita ser descarregadas em qualquer atividade que não implique em desgastes físicos.

Sua vida amorosa tende a ser muito variada, sem grandes ligações perenes, mas sim superficiais e rápidas.

Sérgio Silveira, Tatetú N’Inkisi: Odé Mutaloiá

Oração de Ogum Xoroquê

   Pai que minhas palavras e pensamentos cheguem até Vós em forma de prece,  e que sejam ouvidas. Que esta prece corra todo o universo e que chegue até aos necessitados em forma de conforto para as suas dores. Que corra os quatro canto da Terra e chegue aos ouvidos dos meus inimigos em forma de brado ou advertência de um filho de Ogum Xoroquê que sou e nada temo, pois eu sei que a covardia não muda o destino.

Ogum, padroeiro dos agricultores e lavradores, fazei com que minhas ações sejam férteis como o trigo que cresce e alimenta a humanidade, para que todos saibam que sou teu filho(a).

Ogum, Senhor da estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, e que eu seja sempre um fiel escudeiro do teu exército, e que nas minhas caminhadas só hajam vitórias. E, mesmo quando aparentemente derrotado(a), eu seja vitorioso(a), pois nós os Vossos filhos não conhecemos a derrota, porque sendo o Senhor o Deus da guerra, nós, Vossos filhos só conhecemos a luta, como esta que travo agora, embora sabendo que é só o começo, mas tendo o Senhor como meu Pai, minha vitória será mais do que certa.

Ogum, meu grande Pai e protetor, fazei com que meu dia de amanhã seja tão bom como o de hoje. Que minhas estradas sejam sempre abertas. Que no meu jardim só hajam flores e que meus pensamentos sejam sempre bons, e que aqueles que me procuram sempre consigam o remédio para seus males.

Ogum, vencedor de demandas, que todos que cruzarem minha estrada, que o façam com o propósito de engrandecer mais ainda a ordem dos cavaleiros de Ogum.

Pai, dai luz aos meus inimigos, pois se eles me perseguem, é porque vivem nas trevas e, na realidade perseguem a luz que Vós me destes.

Senhor, me livre das pragas, das doenças, das pestes, dos olhos grandes, da inveja e da vaidade que só levam à destruição. E que todos que ouvirem, lerem, e também que tiverem esta prece, estejam livres das maldades do mundo e da vida.

Ogum, que eu sempre possa dizer aqueles que me pedem sua benção: Meu Pai te abençoe!

Personalidade dos filhos de Ogum Xoroquê1551506_612636178790545_1034648390_n[1]

Algumas das características físicas e psíquicas dos filhos de Ogum, tanto de homens, como mulheres

Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto. São conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, conseqüentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo. São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande.

Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.

São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e idéias. Arrependem-se quando vêem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas idéias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.Aspessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca “falam por trás” de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.

Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado. Entretanto, como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e acomodando-se às suas necessidades. Quando os filhos de Ogum conseguem equilibrar seu gênio impulsivo com sua garra, a vida lhe fica bem mais fácil. Se ele conseguisse esperar ao menos 24 hs. para decidir, evitaria muitos revezes, muito embora, por mais incrível que pareça, são calculistas e estrategistas. Contar até 10 antes de deixar explodir sua zanga, também lhe evitaria muitos remorsos. Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um Vencedor.

A sua impaciência é marcante. Tem decisões precipitadas. Inicia tudo sem se preocupar como vai terminar e nem quando. Está sempre em busca do considerado o impossível. Ama o desafio. Não recusa luta e quanto maior o obstáculo mais desperta a garra para ultrapassá-lo. Como os soldados que conquistavam cidades e depois a largavam para seguir em novas conquistas, os filhos de Ogum perseguem tenazmente um objetivo: quando o atinge, imediatamente o larga e parte em procura de outro. É insaciável em suas próprias conquistas.

Não admite a injustiça e costuma proteger os mais fracos, assumindo integralmente a situação daquele que quer proteger. Sabe mandar sem nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabe ser mandado, desde que não seja desrespeitado. Adapta-se facilmente em qualquer lugar. Come para viver, não fazendo questão da qualidade ou paladar da comida. Por ser Ogum o Orixá do Ferro e do Fogo seu filho gosta muito de armas, facas, espadas e das coisas feitas em ferro ou latão. É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas. Não admite a fraqueza e a falta de garra.

Têm um grave conceito de honra, sendo incapazes de perdoar as ofensas sérias de que são vítimas. São desgarrados materialmente de qualquer coisa, pessoas curiosas e resistentes, tendo grande capacidade de se concentrar num objetivo a ser conquistado, persistentes, extraordinária coragem, franqueza absoluta chegando à arrogância. Quando não estão presos a acessos de raiva, são grandes amigos e companheiros para todas as horas.

É pessoa de tipo esguio e procura sempre manter-se bem fisicamente. Adora o esporte e está sempre agitado e em movimento, tendem a ser musculosos e atléticos, principalmente na juventude, tendo grande energia nervosa que necessita se expandir, não se pode acumular.

Ogum é um poderoso Orixá, dono do ferro e do fogo. Ele é um guerreiro,um lutador que defende a lei e a ordem. Este Orixá abre os caminhos e vence as lutas, agindo pelo instinto para defender e proteger os mais fracos. Todas as lutas, as conquistas, as vitórias são presididas por Ogum.

Ele é a lei divina em ação, que pune e premia, mas não gosta de ser invocado em vão. É fácil invocar Ogum, mas controlar as suas ações é impossível.

O dia da semana consagrado a Ogum é a terça-feira, que coincide com o dia dedicado pelos romanos a Marte, o deus da guerra. Sempre ligado à força e ao poder, ele é o dirigente que não quer ter suas ordens desobedecidas. Ogum pode ser associado ao arcano IV do Taro: o Imperador; como esse arcano ele encarna a vontade firme aliada a força de execução, as energias fluindo para uma realização material. Ele protege seus domínios de forma consciente, seguro do poder que representa. Enfocado como arquétipo, Ogum contém elementos fortes e consistentes que o mantém como uma figura viva e atuante na esfera psíquica do homem.

       O Físico e o Temperamento

O filho e a filha de Ogum são geralmente magros e altos (pode haver exceções). Apesar de ser um pouco tímido e discreto quase nunca passa despercebido.

O temperamento reflete o vigor físico do filho de Ogum: ele está sempre em atividade, é determinado e criador. O espírito de competição é evidente e a impaciência e as frustrações ao perder criam mais incentivo para ele seguir em frente.

Ele não reflete sobre os riscos de uma ação, pois é impetuoso e impulsivo e está sempre travando batalhas.

Sem o impulso e a coragem de Ogum a humanidade demoraria muito para alcançar o progresso; é ele o desbravador, aquele que abre o caminho para quem vem atrás. Moisés é uma personalidade típica de Ogum: a sua ira ao quebrar as tábuas da lei divina, a coragem para dirigir seu povo numa viagem para o desconhecido, o poder a ele atribuído de abrir caminhos são atributos de um homem de Ogum.

Como todo homem possui seus defeitos o filho de Ogum considera apenas o seu próprio ponto de vista, seguir metas que lhe são importantes sem considerar todos os que direta ou indiretamente estão envolvidos com ele.

Os desafios aguçam o espírito combativo de Ogum e o modo dele utilizar a sua força pode parecer, aos olhos de quem não o compreende bem, altivez e arrogância.

Qualquer forma de limite representa uma prisão para uma pessoa regida por Ogum. Ele precisa se enxergar livre para ir e vir á sua vontade, não consegue expandir sua alegria, força e energia em um ambiente restritivo e sempre igual. A novidade serve de estímulo à ação.

Com capacidade de liderar e coragem suficiente para enfrentar qualquer missão, consegue reunir a sua volta pessoas que colaboram com ele por prazer sentindo-se revitalizadas pelas qualidades magnéticas e energéticas dessa personalidade tão forte.

Sem aceitar palpites no que faz , ele é franco e rude ao impor a sua vontade aos seus subordinados. É capaz de castigar prontamente qualquer falha , mas seu perdão vem depressa e logo pede desculpas quando se excede no seu comportamento.

Gosta da verdade acima de tudo, nunca fala por trás de alguém, suas críticas são abertas, pois detesta dissimulação.

       Amor e Casamento

Quem consegue cativar e manter junto a si um filho de Ogum tem o privilégio de saber que jamais será enganado. Nunca ouvirá desculpas esfarrapadas para explicar onde ele esteve ou o que fez. O filho de Ogum não mente, ele diz a verdade espera ser acreditado, qualquer duvida irá ofendê-lo.

Quando um filho de Ogum encontra uma pessoa de temperamento cordato, porém que possua opiniões fortes e próprias ele fica feliz. Se essa pessoa souber se manter equilibrada na difícil corda bamba que é agradar sem ceder, ela conseguirá manter o relacionamento vivo.O filho de Ogum não gosta de pessoas sem idéias próprias, vai querer para companheiro(a) alguém que as possua em quantidade, mas que também saiba expô-las de modo especial.

      Saúde

A saúde de um filho de Ogum é boa, ele é resistente e sua constituição forte evita as doenças. Os seus pontos fracos são as articulações, as dores de cabeça, as febres fortes.

Quando está doente o filho de Ogum não quer ficar em repouso, é muito trabalhoso convencê-lo a descansar e dar tempo ao seu corpo para se recuperar. Só fica na cama quando está verdadeiramente mal, aí então fala pouco e fica nervoso com a obrigação de parar para se refazer.

Seus problemas de saúde são mais para o tipo violento e repentino do que para doenças crônicas e demoradas.

As doenças nervosas como úlceras, esgotamentos e depressão são menos comuns, mas podem atingi-lo se ele cometer excessos de trabalho ou for mal sucedido em seus empreendimentos.

      O Homem de Ogum1533785_611806468873516_1906446848_n[1]

Ele é confiante ,entusiasmado, generoso,solidário, enérgico, ousado, ativo em seu lado positivo e pode também ser intolerante, violento, impulsivo, obstinado, egoísta e exigente em seu lado negativo.

Como seu orixá protetor, o filho de Ogum é um guerreiro também nos assuntos do coração. Passional, sempre empenhado em manter o jogo da conquista, é um amante completo. Ativíssimo sexualmente, superprotetor com  a pessoa amada, interessado em satisfazer-lhe as vontades, o companheiro de Ogum garante à sua parceira uma vida feliz em todos os sentidos. Por isso mesmo é um homem muito cobiçado pelas mulheres. E como sente necessidade de viver em permanente estado de paixão, torna-se presa fácil as aventuras amorosas. Isso gera grandes conflitos internos nele e na pessoa amada.

      AFINIDADES

Com mulheres de Oxum, Yansã, Nanan, e Yemanjá

A mulher de Ogum1460948_611373325583497_1313229714_n[1]

Elas são  sinceras, encantadoras, vigorosas, corajosas, entusiasmadas, românticas que são qualidades que excedem seu lado negativo já que ela também pode ser mandona, irritada e impulsiva.

A protegida de Ogum é uma mulher que reúne as características femininas e masculinas. Bonita e sensual por fora, ela pensa com cabeça de homem. Justamente por ser assim, expôe-se mais que as outras mulheres e destaca-se em qualquer lugar. Também é esse seu lado masculino muito forte que a faz prezar a sua liberdade e independência acima de tudo, com reflexos na vida afetiva. É a mulher de Ogum quem conquista o homem e é ela também que o dispensa quando não o quer mais. Essa característica faz dela uma mulher difícil para parceiros machistas. Mas conquista-la não é uma tarefa difícil e sim mantê-la sob domínio. Ela precisa de um companheiro por quem tenha grande admiração ou do qual dependa de alguma forma. E esse homem, por sua vez deverá aprender a conviver com muitas cenas de ciúme.

      AFINIDADES

Com homens de Yansã, Exú, Oxunmaré, Nanan e Yemanjá

Mojúbà Ògún abàgáàn méje olóde, Oníìre, Ògún alagbede, onirá, adìolá’ fin, Ògún dé, Ògún ye!

(Yo respeto a Ogun , aquel que tiene siete partes idénticas en las afueras , Rey de Ire, Ogun el herrero, tú eres sigiloso, guardián de la riqueza del palacio, llegue Ogun, salve Ogun!)

– SÓRÒKÈ –

É um Òrìsá das terras GEGE, um tipo muito perigoso. Dizem que foi amaldiçoado por seu pai e sua mãe.

Conta a lenda que um vulcão entrou em erupção e SOROKÈ pulou de dentro dêle, em forma de fogo.

É o senhor da noite, vive nos cantos das encruzilhadas, castigando os que por ali passam e profanam as oferendas ali colocadas. É o Òrìsá da vingança, pois seu temperamento é muito forte.

Tem que ser feito no domínio do pai, VILA MAVUMBE, e ambos no domínio da mãe, APANDÁ. Faz-se o ÈSÙ, escravisado por ÒGÚN, tendo que assentarÒSUN. Não pode ser feito dentro do barracão. Tudo é duplo, até o QUELÊ. São dois assentamentos, um de ÈSÙ, sem massa e outro de ÒGÚN, com massa, sôbre o ÈSÙ. Dança-se para ÈSÙ, ÒGÚN e ÒSUN.

SUAS ERVAS

– Eucalípto, umbaúba, comboatá, chapéu de couro, capim limão, cordão de frade, folhas de manga espada, pé de pinto, vence demanda, abre caminho, peregum, dandá da costa.


Não quero saber se exista alguma nação que ensista em persistir errando, Ogum Xoroquê não se raspa, fiz este site não foi para agradar à ninguém e sim pra desmistificar vários apêndices

Filho de Ogum Xoroquê tem dois Tranca Ruas, Mas o principal Exu deste orixá é Luz e Fé = Lúcifer, não baixa, se ele baixar, ele mata o médium, é muita força. Este santo come nas águas de gege o seu santo são os 16 oxalá ifá deus do jogo por odu
não raspa ifá
olorum
obatala
oduduia
e dai por diante
ai eles puxam
ogum
soroque
ou
osum
opara
filho de Ogum Xoroquê é abiaxe
já nasce feito. Não se raspa para eese Orixá o preceito à ser feito é o seguinte:  tira um
pouco  cabelo lado esquerdo e direito e faz a coroa.

Filhos de Ogum Xoroquê carregam todos os orixá, pois foram seus pais e mães nas outras vidas. Por esta razão o filho de Ogum Xoroquê carrega junto à si, todos os Exus.

O abiaxe carrega três orixá na cabeça, pero das pedras, Xangô responde como Pai mas o primeiro é Ogum Xoroquê, pero das águas, Oxum que cobre os filhos de Exu. Aonde tem na cabeça como se fosse um buraquinho, que apertando dói, é aí é que fica sua feitura de outra vida.

TEM 4 TIPOS DE ABIAXE
MORRE O ZELADOR AGORA A ALMA ENCARNA NO CORPO
E MORRE AGORA E NASCE AGORA EM OUTRO CORPO
AI VOCÊ NASCE COM SOROKE QUE JÁ E RASPADO
COM TODAS AS FORCAS DE TODOS OS SANTOS
E O CARREGO DA ALMA DO PAI DE SANTO SÃO DUAS CABEÇAS, DUAS BOCAS E QUATRO OLHOS
UMA CABECA MATERIAL, A SUA E A IMATERIAL
DO OCO PAI DE SANTO QUE ANDA JUNTO DE VOCÊ
VOCÊ ENTRA NUM TERREIRO A ALMA VAI CORRER
TODO O TERREIRO E ROUBA OS FUNDAMENTOS E COLOCA NO SEU ORI
OS PAIS DE SANTO MORRE DE MEDO DE VOCÊ.

E OS TEUS SANTOS E ESU ABSORVE ESTES FUNDAMENTOS, O SANTO NASCE

COM A PESSOA SOROKE É UMA TREMENDA FORÇA MAS NÃO SABE NADA ATÉ IR CHEGANDO À TER ESPIRITUALIDADE ESPIRITUAL.

Agora, o que seria um Àbíasé?
O Àbíasé é a pessoa que recebeu todo o axé de feitura ainda na barriga da mãe, ou seja, quando a mãe estava recolhida, ela estava grávida. Daí esta criança ao nascer ser denominada de Àbíasé, não precisando portanto ser iniciada pois, como dizem dentro do culto, “já nasceu feita”.

SENTIDO DAS PALAVRAS
As palavras yorubás, ewes e as do dialeto kimbundo são as mais usadas nas casas de Candomblé. Muitas dessas palavras sofreram modificações nos seus sentidos reais, ou seja, muitas delas são empregadas de forma diferente do seu real sentido. É isso que vamos entender agora:

A palavra “perdão” em yorubá é afó-riji.
Monà em yorubá significa “certamente; sim”. Não confundir com a palavra mona da língua kimbundo. “Mulher” em yorubá é obin-rin e em ewe, ionú.
A palavra “licença”em yorubá é aiyè-lujará. No Brasil, a palavra “licença” foi identificada com a palavra àgò, que na verdade em yorubá é yàgò, ou seja, àgò é uma contração da palavra yorubá yàgò que na verdade significa “abram caminho”.


Quem faz errado, na maioria das vezes, com certeza está sabendo muito bem o que está fazendo mas, faz de propósito, para se beneficiar disso de alguma forma sem se importar com a vida alheia. Estou farta de espírita safado, estes envergonham a nossa religião.

 Disponibilizo aqui alguns Ebós úteis, mas lembrem-se que cada pessoa só consegue o desejado se ela tiver o devido merecimento dado por Deus. E devem ser feitos por pessoas com certo entendimento sobre ebós. CUIDADO E ATENÇÃO.484836_610855435635286_969513583_n[1]

Conselhos: Ao fazer um Trabalho/Ebó, além da fé você deve:
1. Só utilizar material novo.
2. Nunca substituir um material por outro.
3. Usar somente o que a receita pede.
4. Ao fazer o trabalho, mantenha o pensamento firme no que você realmente deseja.

Atenção: Nunca faça um Trabalho/Ebó para desejar o mal de alguém, pois um pensamento negativo atrai para si essa má vibração. E, sempre que tiver o seu desejo realizado, lembre-se de agradecer, dessa forma, um universo de boas energias passará a “conspirar” por si.

COZINHA RITUALÍSTICA

Cará com Dendê e Mel

Lave um inhame em sete águas (sete vezes), depois coloque numa gamela de madeira ou alguidar. Com uma faca (obé), bem afiado, corte-o na vertical. Na banda do lado esquerdo se passa dendê e na do lado direito mel.

Paliteiro de Ogum

Cozinhe um Cará com casca e tudo. Coloque numa gamela de madeira ou alguidar. Espete palitos de Mariô por toda a superfície. Pode regar com dendê ou mel.

Feijão Mulatinho

Cozinhe o feijão mulatinho (ou cavalo) e tempere-o com cebola refogada no dendê, coloque em um alguidar e enfeite com 7 camarões fritos no dendê.

Para conseguir um bom emprego: 
Farofa com dendê;
Ferradura;
7 moedas antigas;
1 cravo vermelho;
1 vela vermelha e verde.

Forre uma bandeja com a farofa (feita com farinha de mandioca e azeite de dendê). Coloque em cima da farofa os restantes objectos e os seus pedidos escritos num papel. Entregue numa mata, para Ogum.

Ebó para abertura de caminhos, trazer dinheiro e prosperidade com a ajuda de OGUM

– 01 inhame do norte assado, 21 moedas correntes, 21 taliscas de mariwô (folha da palmeira), 01 acaçá branco (bolinho de milho branco misturado com água, envolto em folha de bananeira ), 01 acaçá vermelho ( igual ao branco , porém com farinha de milho amarela ), azeite de dendê e mel.

– Assar o inhame na brasa (se for preciso raspar um pouco para tirar o excesso queimado). Colocar no alguidar. Enterrar os talos de mariwô e chamando Ogum. Fazer o mesmo com as moedas. Colocar os acaçás (um em cada ponta do inhame). Regar com um pouco de azeite de dendê e mel, 01 pitada de sal.

– Acender uma vela vermelha e fazer seus pedidos a Ogum.

– Colocar este despacho no muro, ao lado do portão.Se a pessoa morar em apartamento, colocar dentro de sua casa, atrás da porta de entrada.

– Depois de 07 dias, despachar sob uma árvore bem frondosa.

Oferendas a Ogun

Material: 1 inhame; Azeite de dendê; Mel de abelhas; 1 palma de dendezeiro (mariwo), pode ser de coqueiro caso não ache o dendezeiro; 1 vela branca.

Modo de fazer: Asse o inhame. Retire os talinhos das folhinhas da palma do dendezeiro. Depois que o inhame esfriar monte-o enfiando os talinhos em toda o corpo do inhame, escreva o nome da pessoa que se deseja ajudar em um prato branco e coloque o inhame em pé sobre o nome, coloque o mel e um pouco de dendê sobre o inhame e os talinhos . Pede-se o desejado à Ogum. Coloque próximo ao portão da casa que se fez a oferenda.

ADALU é um Adimu (comida, Oferenda, Agrado, trabalhopara Orixá OgumO Orixá Ogun é um santo muito vigoroso, não foge a luta, olha por seus filhos, vence a batalha sem olhar o motivo, Ogum não conheceu a derrota nos campos de batalha a até a morte (Orixá Ikú) tinha medo deste Orixá. Ogum Irmão de Oxossi ensinou Oxossi a guerriar, então quando oferecemos a Ogun estamos ciente de que a Vitória é certa. Temido pelos Yorubas, respeitado e reverenciados pelo Candomblé e a Umbanda.

Ingredientes para Comida de Ogum:

Feijão preto
Milho vermelho cozido
Azeite-de-Dendê
Cebola ralada
Atàré moído
Camarões seco

Como Preparar a Comida do Ogum:

Misture o milho e o feijão, refogando com azeite-de-dendê, ataré (pimenta da costa), cebola e camarões.
Às vezes é oferecido acompanhado de carne dos animais sacrificados em seu ritual de matança, mas pode ser oferecido para qualquer finalidade, seja: Para problemas no trabalho, brigas, inimizades, inimigos que te percegue, conseguir uma vitória com ajuda de Ogum, mas não é aconselhável para o Amor, pois Ogum é duro igual o aço e para trabalhos no amor é preciso flexibilidade que não é uma das caraterísticas do Ogun.

Para conseguir um bom emprego: 

Farofa com dendê;
Ferradura;
7 moedas antigas;
1 cravo vermelho;
1 vela vermelha e verde.

Forre uma bandeja com a farofa (feita com farinha de mandioca e azeite de dendê). Coloque em cima da farofa os restantes objectos e os seus pedidos escritos num papel. Entregue numa mata, para Ogum.

. AJUDA DE OGUM :

– 01 inhame, azeite de dendê, mel de abelhas, 01 palma de dendezeiro (mariwô) ou de coqueiro, se não achar o mariwô, 01 vela branca.
– Assar o inhame. Retirar os talos das folhas da palma do dendezeiro. Depois de esfriado o inhame, enfiar os talos em todo ele, escrever o nome da pessoa que precisa de ajuda em um prato branco. Colocar o inhame em pé sobre o nome da pessoa, colocar mel e um pouco de azeite de dendê sobre o inhame e os talos. Oferecer e pedir à Ogum o que deseja. Colocar próximo ao portão da pessoa necessitada. Deverá ficar por 07 dias, após este período ser despachado sob uma árvore frondosa.

Feijão para Ogum

Ingredientes:
– 500g. de feijão cavalo
– 01 cebola
– 01 vidro de dendê
– 07 camarões grandes

Modo de preparo: Cozinhe o feijão e tempere-o com cebola refogada no dendê, coloque em um alguidar e enfeite com os camarões fritos no dendê. Faça seus pedidos e ofereça a Ogum.

Ebó para Ògún
Para abrir caminhos, trazer dinheiro, prosperidade
1 inhame assado, 1 alguidar médio, 21 moedas correntes, 21 taliscas de mariô (folha de palmeira), 1 acaçá branco (bolinho de milho branco misturado com água, envolto em folha de bananeira), 1 acaçá vermelho (igual a acaçá branco, porém com farinha de milho amarela), azeite de dendê e mel.
Como Preparar: Asse o inhame na brasa. Se necessário, raspe um pouco para eliminar o excesso de negrume. Colocar dentro do alguidar. Vá enterrando os talos de mariô e chamando por Ogum, Faça o mesmo com as moedas. Coloque os acaçás, um em cada ponta do inhame. Regue com um pouco de dendê e mel, 1 pitada de sal. Acenda uma vela e faça os seus pedidos a Ogum. Deve-se colocar no muro, ao lado do portão, ou no chão, na entrada do portão. Se você morar num apartamento, coloque dentro da sua casa, atrás da porta de entrada. Deixe 7 dias e após, despachar aos pés de uma árvore frondosa.

ABADO ERAN (Oferenda de Ogum)

1 kg de milho vermelho torrado
1 kg de milho vermelho cru
21 pedaços pequeno de carne de boi ou de caça
Azeite-de-Dendê

Preparar a Comida para Ogum
Após torrar o milho ponha em uma gamela acrescentando os pedaços de carne, misture tudo e regue com bastante azeite-de-dendê. Em seguida ofereça à Ògún acompanhado de Gin ou Uísque.

Esta comida só deve ser oferecida ao Orixa Ogun na rua, com a finalidade de destruir as  energias negativas matando as dificuldades da vida pelo fato do milho esta torrado não brotando mais. O que logo depois deverá oferecer à Ogum na volta para casa o milho cru passar sobre a cabeça deixando cair diretamente no chão e jogando água por cima dos milhos com a finalidade de brota todas as coisas boas e dinheiro no caminho.

EBÓ PARA ABERTURA DE CAMINHO OFERECIDO A OGUN

 

½ kg de cada tipo de miúdo de boi;

1 inhame bem grande;

1 alguidar grande;

21 palitos.

Cozinhe os miúdos e o inhame (com casca) separadamente. No alguidar, coloque os miúdos e o inhame, cravejado de palitos em cima.

Leve essa oferenda numa trilha de mata e peça para Ogun abrir seus caminhos, trazendo fortuna e prosperidade

EBÓ PARA OGUM XOROQUÊ1514975_598373140216849_1466043869_n[1]

1 alguidar grande; PÓ DE AXÉS

2 kg de feijão preto;

3 garrafas de cerveja;

1 copo.

1 nós moscada;

1 dandá da costa;

1 punhado de cravos da Índia;

canela em pó;

2 inhames grandes;

toucinho de porco;

azeite de dendê.

Rale ou soque todos os ingredientes, guardando o pó num recipiente adequado. Esse pó poderá ser soprado dentro de casa ou no seu local de trabalho, pedindo prosperidade, ou, até mesmo, ser passado em pessoas pedindo para afastar as más influências.

Cozinhe o feijão preto até amolecer. Numa panela de ferro, frite o toucinho no dendê e refogue o feijão.

Arrume a comida no alguidar (previamente lavado com água e mel), enfeitando com sete pedaços de toucinho frito. Coloque os inhames cozidos (com casca) em cima de tudo.

Leve essa oferenda a um trilho de trem que faça uma linha reta (não coloque o prato perto de curvas). Quebre as três garrafas de cerveja e peça para Ogun Xoroquê que melhore sua vida o mais rápido possível. Peça fortuna, prosperidade, caminhos abertos, etc.

Obs.: Servir a cerveja no copo, fazer o circulo e Quebrar,  significa romper a influência de forças maléficas que atrapalham a vida.

OFERENDAS do Orixá OGUN – Adimu para Orixá OgumOgun orixa

– Para apaziguar Ogun.  Comida ou Oferenda para O orixá Ogun.

Deve-se preparar sete ecós, coloca-se num alguidar com uma moeda corrente e um grão de ataré em cima de cada um. Depois de arrumados, acrescenta-se azeite de dendêmel de abelhas e manteiga de cacau derretida. Junta-se, dentro do alguidar, bastante milho torrado e rega-se com aguardente. Arreia-se diante de Ogun com uma vela de sete dias. Despacha-se numa via férrea.

Saudação a Ogun: Ogun enhê!!!

Ebó para Ògún Para abrir caminhos

Ebó para Ògún Para abrir caminhos, trazer dinheiro, prosperidade
1 inhame assado, 1 alguidar médio, 21 moedas correntes, 21 taliscas de mariô (folha de palmeira), 1 acaçá branco (bolinho de milho branco misturado com água, envolto em folha de bananeira), 1 acaçá vermelho (igual a acaçá branco, porém com farinha de milho amarela), azeite de dendê e mel.
Como Preparar: Asse o inhame na brasa. Se necessário, raspe um pouco para eliminar o excesso de negrume. Colocar dentro do alguidar. Vá enterrando os talos de mariô e chamando por Ogum, Faça o mesmo com as moedas. Coloque os acaçás, um em cada ponta do inhame. Regue com um pouco de dendê e mel, 1 pitada de sal. Acenda uma vela e faça os seus pedidos a Ogum. Deve-se colocar no muro, ao lado do portão, ou no chão, na entrada do portão. Se você morar num apartamento, coloque dentro da sua casa, atrás da porta de entrada. Deixe 7 dias e após, despachar aos pés de uma árvore frondosa.

ABRIR CAMINHOS

1 GALINHA.

-1 CORRENTE DE FERRO DO TAMANHO DA PESSOA.

-1 VELA AZUL.

-1 VELA VERDE.

·       Sacrifica-se uma galinha sobre uma corrente de ferro do tamanho da pessoa a ser favorecida.Acenda do lado do animal uma vela azul e do lado da corrente uma vela verde.Após três horas despachar a franga em uma linha férrea oferecendo a IEMANJÁ e despachar a corrente no mar oferecendo a OGUM.

ABRIR CAMINHOS

-FARINHA DE MANDIOCA.

-MEL.

-21 FOLHAS DE AROEIRA.

-7 MOEDAS ANTIGAS.

-7 MOEDAS NOVAS.

Fazer uma farofa fria com farinha de mandioca e mel , manipulando com as mãos.Colocar a farofa num alguidar. Rodear a oferenda com 21 folhas de aroeira , fazer o pedido e acrescentar 7 moedas antigas e 7 moedas novas .

Arriar no igbá de OGUM.

AFASTAR ALGUÉM

– 1 OVO DE PATO,MACHO.

·       1 PRATO BRANCO.

·       1 VELA PRETA.

·       1 PAPEL DE SEDA VERMELHO.

·       1 VELA ROXA.

-Pega-se um ovo de pato,macho de casca branca.

-Coloca-se o ovo dentro de um prato,também branco,sem quebra-lo.

-Fazer as conjurações.

-Utilizar um instrumento com ponta fina,de maneira que possa fazer um pequeno furo no ovo sem quebrar a casca.

-Introduzir um sinal da pessoa.

-Fechar o furo com cera da vela preta.

-Envolver em papel de seda vermelho.

-Enterrar em um cemitério ,numa cova que tenha terra fofa.

-Em cima do ovo acender uma vela preta e depois a roxa.

AGRADECIMENTO

-7 VELAS AMARELAS.

-3 VELAS PRETAS.

-1 GARRAFA DE CACHAÇA

-1 PEDAÇO DE CARNE CRUA.

-1 MORIM VERMELHO.

-Ir até uma encruzilhada aberta antes das 07 horas.

Fazer as conjurações.Forrar o chão com o morim e colocar o pedaço de carne. Acender primeiro as velas pretas e após as amarelas.

Derramar um pouco de cachaça no chão e deixar o restante na garrafa.Fazer as conjurações para Xorokê.

AMALÁ FORTE DE XOROKÊ

-7 QUIABOS

-1 GILÓ.

-1 K FARINHA DE MANDIOCA.

-1 VIDRO DE DENDÊ.

-7 PIMENTA MALAGUETA FRESCA.

-7 PUNHAIS DE AÇO,CABO PRETO.

-1 ALGUIDAR DE BARRO.

-7 VELAS AMARELAS.

-Cortar cada quiabo 6 vezes,de forma que fique 7 pedaços,ou melhor 49.

-Corta-se o giló em 3 fatias de maneira que não se separem.

-Fazer uma farofa com a farinha de mandioca,dendê e pimenta picada,que fique bem soltinha.

-Colocar um punhado de farofa no fundo do alguidar,suficiente para forrar o fundo.

-Fazer as conjurações.

-Com a mão esquerda coloque os 49 pedaços de quiabo ao redor.

-Coloque o giló no centro.

-Em seguida cubra tudo com a farofa,deixando apenas o giló aparecendo.

-Coloque os sete punhais ao redor do prato,de maneira que fiquem todos com as lâminas apoiando no alguidar em direção ao centro.

-Acender uma vela por dia ,durante sete dias.

-Despachar em uma encruzilhada aberta.

CONJURAÇÕES AO SR XOROKÊ1497518_610366332350863_637918954_n[1]

tocha20[1]1ª CONJURAÇÃO: Sr. Xorokê , Rei do ouro, Senhor das nobrezas e das farturas , invoco-te por parte do maioral todo poderoso , para que , neste exato momento , coloque teus sete emissários ZITECHIS, GEZADOS, MARIÊROS, KRAVAÊROS, PALIÊROS, DAVIÊROS, ZALIÊROS, em meu favor,para solucionar o quero e preciso,no prazo de sete minutos,sete horas ou sete dias,pois para isto fostes criado.

2ª CONJURAÇÃO: Sr.Xorokê,assim como o bode berra,o fogotocha20[1] estala e a fumaça sobe,eu… quero que meus desejos sejam agora a mim dirigidos,como a luz do sol,clareia a terra,tu com as sete forças do espaço,ZITECHIS, GEZADOS, MARIÊROS, KRAVAÊROS, PALIÊROS, DAVIÊROS, ZALIÊROS ,irás dirigir a mim tudo aquilo que eu quero e preciso neste momento,dentro do curto prazo de sete minutos,sete horas ou sete dias , pois para isto fostes criado.

tocha20[2]3ªCONJURAÇÃO : Sr.Xorokê,tu que tens o grande poder de aliviar-me de todas as minhas necessidades materiais,neste exato momento te suplico e ordeno: farás com que tuas sete falanges do espaço ZITECHIS, GEZADOS, MARIÊROS, KRAVAÊROS, PALIÊROS, DAVIÊROS, ZALIÊROS,venham em meu socorro no curto espaço de tempo de sete minutos,sete horas ou sete dias, pois para isto fostes criado.

CORAGEM, PAZ, GUERRA

-INHAME.

-BATATA DOCE.

-BATATA INGLESA.

-GENGIBRE.

-FAVA DE ARIDAN

-AMENDOIM TORRADO.

-CAMARÃO SECO.

-CEBOLA RALADA.

-AZEITE DOCÊ.

-AZEITE-DE-DENDÊ.

-UMA QUARTINHA DE BARRO VERMELHA.

-CACHAÇA.

-NOVE OVOS DE CASCA BRANCA COZIDOS.

-COUVE.

-CHICÓREA.

-FAZER AS CONJURAÇÕES.

-Cortar tudo,em pequenos pedaços,menos a couve e a chicórea que será usado para enfeitar o alguidar.

-Os ovos descascados serão colocados por cima,enfeitando enquanto as folhas serviram para forrar o prato.

-Atenção:Se for com a finalidade de obter coragem e paz,será despachado na beira de um rio,ao pé de uma árvore,deitando azeite doce .

Se o objetivo for guerrear ,este ebó deverá ser colocado em uma linha de trem ou em uma campina e derrame dendê.

Mas em qualquer um dos casos não esqueça de colocar a quartinha ao lado com cachaça.

DEFESA PESSOAL

-MELÃO.

Para resolver problema com auxilio de OGUM deve-se pegar um melão e dividir em sete pedaços , e oferecer a OGUM,a água que escorrer dele a pessoa deve passar no corpo .

DESFAZER MANDIGAS E FEITIÇOS

-7 PEDAÇOS DE CARNE BOVINA CRUA.

-3 VELAS AMARELAS.

-7 OVOS CASCA BRANCA.

-1 GARRAFA DE VIDRO DE CACHAÇA.

-1 PORÇÃO DE ENXOFRE EM PÓ.

-1 MORIM VERMELHO.

-Em uma noite de lua cheia,vá a uma encruzilhada aberta e entregue ao Sr XOROKÊ este ebó da maneira a seguir:

-Faça as conjurações.

-Coloque o morim no chão em forma triangular.

-Coloque os sete pedaços de carne crua disposta sobre o pano.

-Com a mão esquerda quebre um ovo para cada pedaço de carne.

-Pulverize o pó de enxofre sobre os ovos e as carnes.

-Acenda as velas na volta.

-Após sete dias retorne na mesma encruza,faça as conjurações e acenda uma vela branca.-

DINHEIRO

-1 PEIXE DE ÁGUA DOCE.

-1 GALO VERMELHO NOVO.

-1 GALO VERMELHO COM AMARELO.

Para melhorar financeiramente oferece-se o peixe á OXUM nas águas de um rio.Sacrifica-se um galo para o BARÁ e outro para OGUM .-

EBÓ FORTE

·       1 ALGUIDAR.

·       MEL.

·       FARINHA DE MANDIOCA.

·       1 ESPIGA DE MILHO.

·       FOLHAS DE GUINÉ.

·       5 VELAS AMARELAS.

·       Coloque em um prato de barro , ou alguidar, um pouco de mel com farinha de mandioca,em seguida coloque uma espiga de milho verde sem as palhas,vá virando a espiga até ficar toda coberta como se fosse a milaneza,depois cubra-a com folhas de guiné bem verdes , aguarde durante sete horas e depois leve a uma praia ou beira de um rio.

EFÓ

– Lingua-de-vaca-

– Cebola seca-

– Pimenta malagueta seca-

– Camarões seco –

– Sal –

– Azeite-de-dendê –

Corta-se a erva conhecida por ” língua de vaca ” ou mostarda, pondo ao fogo para ferver com pouca água , feito isto escoa-se e coloca-se de novo na mesma vasilha com cebola , pimenta malagueta seca , camarões secos e sal . Botar azeite-de-dendê depois de tudo ralado.

ENERGIA

-FEIJÃO FRADINHO.

-AZEITE-DE-DENDÊ.

-FARINHA DE MANDIOCA.

-CEBOLA SECA.

-PIMENTA-DO-REINO.

Assa-se o feijão fradinho, após deita-se dendê misturando bem .Em um alguidar colocar farofa de farinha de mandioca com dendê ,cebolinha e pimenta-do-reino Colocar o feijão e enfeitar com rodelas de cebola .

ERAN

-FÍGADO DE BOI.

-CORAÇÃO DE BOI.

-RIN DE BOI.

-BOFE DE BOI.

-CEBOLA SECA.

-AZEITE-DE-DENDÊ.

Cortam – se miúdos de boi bem picadinho .Refogar uma cebola ralada em azeite-de-dendê.

Depois de cozidos serão colocados em alguidar vitrificado .

GUERRA ESPIRITUAL

-12 TAINHAS.

Para vencer uma guerra deve-se oferecer 7 tainhas para EXU e 5 para OGUM –

IMPOTÊNCIA

-CRAVO DO IGBÁ DE OGUN.

-PALHA DA COSTA.

-1 GALO BRANCO.

Pega-se um cravo do igba de OGUM ,amarra-se com palha da costa ao pênis da pessoa e sacrifica -se um galo sobre o conjunto , deixando o sangue cair em cima do igba de OGUM.

INHAMES ASSADOS

-3 INHAMES.

-1 ALGUIDAR.

-21 PALITOS .

-MEL.

-AZEITE-DE-DENDÊ.

Assar três inhames com casca no forno ou na grelha com fogo de lenha.

Deixe-os esfriar dentro de um alguidar.Levar a uma estrada aberta onde haja estrada de ferro .Enfiar vinte e um palito ,ou seja ,7-7-7 nos inhames, rezando e fazendo seus pedidos de guerra , ao terminar ,deitar dendê e após mel por cima do ebó .

INHAME DE OGUM AVAGÃ

·       1 INHAME +- 21 CM DE COMPRIMENTO.

·       1 TRAVESSA DE BARRO CUMPRIDA.

·       21 PALITOS DE LARANJEIRA OU MARIWO.

·       AZEITE-DE-DENDÊ.

·       7 MOEDAS ANTIGAS.

·       5 VELA VERMELHA.

·       1 VELA BRANCA.

·       1 VELA AMARELA.

·       Assar o inhame descascado e colocar numa travessa de barro e espetar 21 palitos de laranjeiras ou de maríwo.Regar com azeite-de-dendê quando estiver servindo na frente do seu igbá .Passar 7 moedas no corpo , fazendo o pedido e rezando seu axé,no final colocar 7 moedass enfeitando o prato e acender 5 velas vermelhas 1 branca e outra amarela.

IPETE

-INHAME,AIPIM,MANDIOCA,ETC.,..-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO SECO-

-CEBOLA SECA-

-PIMENTA MALAGUETA-

-LORO-

-VELA VERMELHA-

Inhame descascado e cozido,cortado em fatias,em seguida amasse e misture no azeite-de-dendê com camarão ralado , cebola , pimenta malagueta.Faça um purê consistente com todos os ingredientes juntos.Fazer bolinhos .

Colocar em número de 7 -l4 – ou 21 bolinhos em um alguidar e despachar na mata ,regando com dendê .

LIVRAR-SE DE ALGUÉM

-7 OVOS DE CASCA BRANCA,MACHOS.

-1 ALGUIDAR.

-1 GALO VERNELHO.

Para livrar-se de pessoa que obstruem um objetivo , escrever o nome da pessoa ou situação em 7 ovos casca branca.Colocar os ovos dentro de um alguidar.Sacrificar um galo vermelho no igbá de OGUM.Após coloca-se no alguidar por cima dos ovos e despacha-se numa linha férrea para que o trem passe por cima.

MANUTENÇÃO

-7 Velas amarelas.

-1 Prato branco.

-Fazer as conjurações a Ogun XOROKÊ ,relatar tudo que você deseje que permaneça como está,em seguida acenda no prato as sete velas amarelas.

-Deixar queimar até o fim.

-Despachar numa quinta-feira em encruzilhada aberta.

OBEGUIRI

-6 tiras de costela de rês preferencialmente da janela,por ser mais macia.

-3 cebolas.

-3 cabeças de alho.

-Salsa.

-Coentro,pimenta do reino e sal a gosto.

-6 Quiabos.

-Um quilo e duzentas gramas de camarão seco.

-Azeite de dendê.

Corte a cebola em pedaços não muito pequenos, cebola machucada, alho, salsa, coentro , pimenta do reino e sal.Tudo refogado com a carne . Quiabos cortado em rodelas finas e camarões secos.

Põe-se bastante azeite-de-dendê ,nesta comida.

A carne pode ser substituida por 9 bagres dependendo a finalidade.

OLHO GROSSO

ALHO ROXO.

-1 COPO VIRGEM BRANCO.

-1 GARRAFA DE CACHAÇA.

-3 VELAS AMARELA .

-1 VELA PRETA.

-1 VELA BRANCA.

Fazer as conjurações.

·       Em uma primeira terça-feira do mês, coloque um dente de alho roxo dentro de um copo e coloque em seguida cachaça.

·       Pegue o copo com a mão esquerda e vá até uma encruzilhada aberta e diga o seguinte:

·       “Sr XOROKÊ ,que todos os olhos grandes,invejas e infortúnios sejam afastados de mim e de meus familiares(dizer os nomes),pois,como o que tu queres e eu vou te dar,em troca do que eu quero,agora,”

·       Acenda as velas deixe o restante da cachaça na garrafa ,vire as costa e vá embora sem olhar para trás.-

Ebó com Ogum para progresso em seus caminhos

Material:

1 oberó

7 velas brancas comuns

1/2 kg de feijão fradinho

Folhas de aroeira

Modo de fazer

Lavar o oberó e coloque as folhas de aroeira.

Torre o feijão fradinho – espere esfriar – coloque dentro do oberó

Despache este ebó numa estrada de subida, com as velas acesas em volta.

Peça a Ogum: “Assim como és o dono da estrada, que meus caminhos sejam sempre de vitórias, como tuas batalhas.”

Faça numa lua nova, cheia ou crescente – terça feira.

Ebó com Ogum para progresso dentro de casa

Material:

1/2 kg de milho de galinha

1 copo de cristal

folhas de louro

6 moedas

1 m de morim branco

1 oberó

6 velas brancas comuns

1 garrafa de vinho branco

1 vela de sete dias

Modo de fazer

Cozinhe até ficar macio o milho – espere esfriar

Coloque no centro do oberó o copo com o vinho – ao redor o milho.

Enfeite com folhas de louro e as moedas.

Procure um lugar dentro de casa.

Forre o morim

Acenda a vela de sete dias.

Faça seus pedidos.

Passado sete dias, despache tudo embaixo de uma árvore frondosa.

Acenda as velas em volta.

Faça o ebó, numa lua cheia, nova ou crescente – Sexta feira.

Ebó com Ogum para conseguir emprego

Material:

1 Oberó

1 Inhame (acará)

21 Palitos de dendezeiro

7 moedas

7 velas brancas comuns

Azeite de dendê

Modo de fazer

Assar o inhame na brasa – espere esfriar

Depois de assado – coloque dentro do oberó

Espete com os palitos – enfeitando o inhame

Passar as moedas pelo corpo – fazer seus pedidos com elas ainda na mão – coloque dentro do oberó

Desoacge este ebó numa estrada de subida com as velas acesas em volta.

Regue tudo com azeite de dendê.

Faça numa lua crescente – terça feira – durante o dia

PRECE A OGUM

OGUM ,meu Pai

poderoso guardião das leis

chamá-lo de pai é honra ,

esperança , é vida

vós sois meu aliado no combate

às minhas inferioridades.

Mensageiros de OXALÁ – filho de OLORUM

senhor vos sois o domador dos

sentimentos espúrios

depurai com sua espada e lança

minha consciência e inconsciência,

baixa de caráter.

OGUM irmão , amigo e companheiro

continuai em sua ronda em perseguição

aos defeitos que nos assaltam a cada instante

OGUM glorioso orixá , reinai com sua falange

situando por piedade o bom caminho para o nosso coração

consciência e espírito.

PRECE DE OGUM

Para vós que nós matamos

matamos no caminho

para vós que nós matamos

matamos no caminho

senhor que nos abençõa

senhor para quem matamos

OGUM senhor do irê

para quem sacrificamos

no caminho Senhor que nos abençoe.

QUEBRANTO E INVEJA

Tu és ferro , eu sou aço

eu te prendo e embaraço.

Tu és fraco , eu sou forte

eu te venço e te amasso.

Tu és de espírito pobre

eu sou de espírito rico

nada e ninguém comigo pode.

Pelas armas de são Jorge

se o mocho vier não me leva

pois ando com as armas de

São JORGE.

REVERTER UMA SITUAÇÃO

-UM GALO PARA BARÁ.

-UM GALO PARA OGUN.

-UMA FRANGA PRETA NOVA PARA URUMILAIA.

-TRÊS GANCHOS DE FERRO.

-TERRA DE 4 CAMINHOS .

-BASTANTE MOEDAS .

-SOBRA DE COMIDA .-

Sacrificar o galo no horário de 12 horas,primeiro para BARÁ.Deixar seu sangue correr por cima do seu igbá.

Depois matar para OGUN,deixando o sangue correr sobre o seu Igbá.

Por último sacrfica-se para OXALÁ de URUMILAIA sangrando por cima dos três ganchos.

Colocar os iales correspondentes a cada entidade,nos seus igbás.

As partes restantes dos animais devem ser colocadas limpas e crus em um alguidar .

Sobre eles os ganchos.

Colocar o resto de comidas previamente separadas sobre os restos dos animais do sacrifício e do gancho.

Cobrir tudo com as areias do caminho.

Despachar tudo ás 18 horas em uma campina.

É aconselhado fazer este axé na sexta-feira.

SALADA MISTA ENERGIA

-2 XÍCARAS DE GRÃOS DE SOJA

-2 XÍCARAS DE GRÃO DE BICO

-2 TOMATES GRAÚDOS PICADOS

-1 CEBOLA MÉDIA PICADA E SEM ÁCIDO

-1 PIMENTÃO VERMELHO PICADO-

1 PIMENTÃO AMARELO PICADO

-2 CENOURAS MÉDIA RALADAS

-1 XÍCARA DE UVAS EM PASAS HIDRATADA

-1 BANANA PRATA PICADA

-1 UMA MAÇA PICADA

-1UMA PERA PICADA

-A ZEITE DE OLIVA

-TEMPERO VERDE PICADO

-UMA PITADA DE PIMENTA DO REINO

-UMA PITADA DE COMINHO

-Cozinhe os grãos até ficarem macios.

-Deixe escorrer e lave com água fria.

-Misture tudo e após coloque azeite de oliva ,sal e tempero a vontade.

URGÊNCIA1497568_609372352450261_279079484_n[1]

Quando você se sentir em prejuízo por causa de elementos que criam situações constrangedora,prejuízos financeiros, atritos,brigas ou intrigas,etc…,acenda uma vela branca para OGUN,peça licença para ele para que possa seu subordinado direto TRANCA-RUAS trabalhar para você.Isto feito acenda uma vela preta para exu TRANCA-RUAS,ele quem vai tomar conta de seu problema. Coloque ao lado das velas um copo com água fresca,que deverá ser colocada no lado de fora de sua residência após a leitura da oração a seguir,feita com fé,devoção e muita confiança de que sua causa é justa e foge de seu controle, restando somente a intervenção das entidades espirituais.

…Glória a DEUS nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.

Santo Expedito,vós que pelos vossos méritos alcançastes a ben-aventurança eterna,ouvi a minha prece.Intercedei junto a Nosso Senhor Jesus Cristo,para que sejam aplainados os caminhos deste vosso humilde devoto.Senhor meu Jesus Cristo,que derramastes o Vosso Santo Sangue na cruz pela salvação dos pecadores,dignai-vos atender a intercessão do vosso grande Santo Expedito.Sede atento,senhor as palavras de Santo Expedito,em favor deste vosso humilde filho,sede propício,senhor,aos rogos do vosso glorioso Santo Expedito,senhor meu Jesus Cristo,ouve complacente as palavras de Santo Expedito.

Valoroso e puro servidor do altíssimo Santo Expedito,considerai que sendo este vosso devoto um pecador,não perdeu contudo sua fé nem na misericórdia de DEUS nem nos vossos méritos perante Nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim contrito e arrependido dos meu pecados,venho suplicante rogar a vossa intercessão em meu favor,obtendo da misericórdia e da justiça divina , a graça de ser atendido em minha prece [fazer o pedido].

Santo Expedito, fiel ao senhor,rogai por mim.

Santo Expedito,pelo vosso martírio,rogai por mim.

Santo Expedito,pela vossa morte,rogai por mim.

Santo Expedito,glorioso martir,rogai por mim.

Santo Expedito,valente militar,rogai por mim.

Santo Expedito,socorro dos doentes,rogai por mim.

Santo Expedito,amparo dos viajantes,rogai por mim.

Santo Expedito,patrono dos aflitos,dos que se acham em dificuldades,dos que confiam em vossos méritos,amparai-me,protegei-me

Santo Expedito,vós que jamais negastes o vosso socorro e a vossa proteção aos que vos imploram com fé e humildade,sede atento aos meus rogos e pelo sangue que Nosso Senhor Jesus Cristo derramou,pela salvação dos pecadores,dignai-vpos atender à prece que humildemente vos dirijo.

ASSIM SEJA.

Ebós de Odu

EJI-OKO – no caminho de Ogun

7 cocadas brancas

7 akaçás

7 bolinhos de farinha

1 pàdé de mel ou azeite doce

7 velas de anivers á rio

7 copos de guaraná

7 moedas corrente

1 obi

Colocar numa praça aberta

EJI-OKO – no caminho de Ogun

oberó n. ° 06

Caruru no meio de todas as comidas de santo em volta com 2 velas, 1 cesta de fruta.

Coloca-se nos pés de Ibeji.

OGUM

Dar-se um Ajá para Ogum e aluá , se nã o souber dar, enfeite-o com fitas e oj á s e apresente a

ogun, soltar vivo em uma estrada e ap ó s dar comida a Ogum da prefer ê ncia um bode e dar os

banhos na pessoa

1 banho de milho vermelho

1 feij ã o fradinho torrado 1 banho de canjica


Ebó de saúde para Etaogundá

Material:

– Um quilo de fígado

– Um quilo de peito

– Um miolo fresco

– Um coração

– Um rim

– Um pedaço de garganta

– Um pedaço de bucho

– Vinte e um acaças

– Um quilo de milho vermelho torrado

– sete velas brancas comuns

Entregar, depois de passar no corpo da pessoa. Este Ebó é colocado na porta do cemitério. Depois dar três banhos na pessoa  de canjica e fazer descarrêgo de polvora. Depois dar comida a Jagum e a Terra.

ETAOGUNDA – PARA ABRIR CAMINHOS

1 oberó n ° 5

1 quilo de arroz cozido

3 rodelas de inhame

3 chaves de ferro

3 velas

Dendê

Bilhete com o pedido, por um pouco de arroz no oberó , por o bilhete e resto de arroz, as chaves, regar com dendê e por último por as três rodelas de inhame; colocar em uma estrada de subida com bastante movimento ou embaixo de uma árvore oferecendo à Etá ogundá com as velas.

EBÓ ETAOGUNDA

1 prato com arroz branco bem cozido

3 rodelas de inhame

3 chaves

3 akaçás

3 velas

1 bandeira branca

Arriar para Esu evocando este Orixá com muita fé.1524857_608645179189645_1599027651_n[1]

fontes: alexdeag

Pai jorge